Concreto Usinado: Principais vantagens – Pedreira Itaipu

Concreto Usinado: Principais vantagens

Pedreira Itaipu Entre as Maiores do Paraná
11 de janeiro de 2018
18 de janeiro de 2018

Concreto Usinado: Principais vantagens

O Concreto Usinado possui diversas vantagens quando comparado ao concreto virado em obra. Entretanto é sempre importante avaliar cada um dos produtos antes de fazer a melhor opção.

Com o passar dos anos tornou-se cada vez mais rotineiro nos depararmos com caminhões betoneiras circulando pelos grandes centros urbanos, e hoje já se vê em cidades pequenas do interior, pequenas centrais que conseguem subsidiar as obras da região.

O que faz deste produto mais vantajoso que o modo convencional de produzir o concreto? Cada obra possui suas peculiaridades, entretanto é possível identificar características básicas que tem feito com que esta tecnologia seja cada vez mais disseminada no mercado da construção civil.
Concreto Usinado – Praticidade e Rapidez

O Concreto Usinado tem conquistado diversos adeptos por uma grande característica: que á praticidade que ele traz aos procedimentos de concretagem ao longo da obra.
Por se tratar de um produto industrializado o concreto chega à obra pronto para ser lançado nas formas previamente preparadas. Isso facilita os procedimentos necessários para esta importante etapa da obra, além do grande volume comportado pelos caminhões betoneiras, que possibilitam um consumo maior de concreto com mão de obra reduzida na obra.

Entretanto, é importante planejar a chegada dos caminhões na obra, conforme a quantidade de concreto necessária, de modo que não ocorra atraso na chegada do material e nem que o mesmo fique esperando dentro do caminhão betoneira por tempo demasiado.

O atraso de caminhões betoneiras é um problema recorrente nos grandes centros urbanos. Devido à possibilidade de engarrafamentos e imprevistos ao longo do trajeto. Cuidado especial deve ser tomado para que a logística da chegado dos caminhões seja ideal.
Outros motivos para utilização do concreto industrializado

A praticidade não é o único motivo para a utilização do Concreto Usinado, abaixo veja outros motivos que ajudam o engenheiro a tomar a decisão de utilização este produto.

1 – Redução do espaço destinado ao estoque

A industrialização deste processo reduz drasticamente o espaço destinado ao armazenamento de agregados e do cimento, além de reduzir o consumo de água dentro da obra. Em obras executadas em espaço reduzido, esta qualidade pode ser preponderante pela opção da industrialização.
2 – Maior controle de qualidade

É mais fácil controlar a qualidade em uma indústria que no canteiro de obra. Devido a presença de equipamentos ideais e mão-de-obra especializada a concreteira possui plenas condições de alcançar os padrões necessários para utilização do concreto.

O controle da umidade dos agregados, a quantidade correta de cimento, o alcance de resistência média do concreto mais próxima da resistência características e a melhor utilização de aditivos químicos são parâmetros simples para as indústrias envolvidas no processo.

3 – Responsabilidade pela qualidade do concreto

Outro ponto positivo para o empreiteiro é a responsabilidade pela qualidade do produto que a concreteira possui quando oferta o concreto. Ela é responsável por garantir a resistência e a trabalhabilidade informados em projeto, garantindo assim maior segurança para o construtor.

4 – Velocidade na concretagem

Pelo fato da concreteira ter a possibilidade de disponibilizar grande volume de concreto ao cliente, a concretagem pode ser realizada de maneira rápida e sem interrupções. O que gera elementos estruturais com maior qualidade, evitando juntas frias ao longo da peça.

Fonte: http://engenhariaconcreta.com/