SERVIÇOS DE ALTA COMPLEXIDADE PREVISTOS NO JARDIM SILVANA

ENGENHARIA E OBRAS
8 de julho de 2020
CONCRETOS ITAIPU DESENVOLVIMENTO CONSTANTE
8 de julho de 2020

SERVIÇOS DE ALTA COMPLEXIDADE PREVISTOS NO JARDIM SILVANA

DCIM100MEDIADJI_0426.JPG

Serão executados mais de 20 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica para vias urbanas e aproximadamente 10 mil metros quadrados de passeio público, além de rampas de acessibilidade, urbanização e sinalização viária.

DCIM100MEDIADJI_0426.JPG

A Pedreira Itaipu em conjunto com a EJR construção civil e o Município de Campo Mourão, deram o “start” nas obras do Jardim Silvana. Os serviços a serem realizados incluem drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica, urbanização e sinalização.
Para receber a pavimentação, primeiramente é necessário a execução dos serviços de drenagem pluvial, que atualmente vem sendo um trabalho desafiador para a Pedreira Itaipu. Todo o processo envolve condições nunca realizadas antes pela empresa, pois no conjunto não existe redes de drenagem e se faz necessário a execução do emissário de todo o conjunto.
Sobre a execução do emissário de drenagem pluvial o engenheiro civil, Marcos Felipe Fornasari argumenta: “O sistema de drenagem é complexo com tubos de alta capacidade de escoamento, com diâmetros nunca trabalhados pela empresa, sendo as redes em linha tripla de tubos de 80cm, linha dupla de tubos de 100cm, linha de tubos de 150cm, linha de tubos de 200cm, além da execução do tunnel liner com diâmetro de 150cm em tubo armco, método este onde será executado a escavação por baixo da rodovia BR158 para fazer o escoamento da água de todo o jardim, sem que a rodovia seja interrompida. O sistema de drenagem é fundamental para a comunidade, pois evita alagamentos, aumenta a capacidade de coleta de águas proveniente das chuvas, além de aumentar a vida útil do pavimento asfáltico que será executado”
O engenheiro Marcos é o responsável pelo planejamento de execução desta obra e concluiu: ‘’As escavações de drenagem são em grandes profundidades, onde será necessário a utilização de escoramento metálico visando a segurança dos colaboradores. Para a obra em questão será escavado um volume superior a 14mil metros cúbicos de solo e executado aproximadamente 2600 metros de tubos de drenagem’’.

Qualidade de Vida

Esta é uma obra esperada a muito tempo pela comunidade, onde tivemos a satisfação de estar participando do processo licitatório e agora com a obra em andamento, serão executados mais de 20 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica para vias urbanas e aproximadamente 10 mil metros quadrados de passeio público, além de rampas de acessibilidade, urbanização e sinalização viária. A obra é complexa e exige capacidade técnica, possui um cronograma apertado de 240 dias corridos, sendo a previsão para entrega para janeiro de 2021.

Colaboração: Marcos Felipe Fornasari,
Engenheiro Civil
CREA PR-115480/D,
responsável técnico pela obra.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0