Novo Usina de Asfalto – Pedreira Itaipu

Novo Usina de Asfalto

Ação do Dia das Crianças
12 de outubro de 2019
ENGENHARIA E OBRAS
8 de julho de 2020

Novo Usina de Asfalto

A empresa realizou um investimento de mais R$2 milhões de reais em uma nova usina de asfalto.

Trabalhamos como construtora de obras desde 2017, operando fortemente em obras de loteamento, tanto na parte de terraplanagem, galerias pluviais e pavimentação em áreas urbanas e rodovias.
Nos últimos anos a demanda de obras de pavimentação asfáltica vem crescendo consideravelmente. Para atender com compromisso e excelência todos os seus clientes, a empresa realizou um investimento de mais 2 milhões de reais em uma nova usina de asfalto.
Com capacidade de produção de 150 ton/hora de massa asfáltica, a nova usina tem a mais moderna ferramenta de computação e modelamento matemático de escoamentos, que oferece diferenciais reais e significativos na preparação da mistura asfáltica. Sua operação é totalmente automatizada, o que confere ao operador o controle absoluto sobre todos os processos, resultando na produção de massa asfáltica de altíssima qualidade. A máquina garante um aumento no índice de produtividade, oferece menor consumo de material de desgaste, além de mais praticidade e eficiência em toda a usina e em seu produto final. Uma combinação inteligente de grandes novidades do mercado com sistemas exclusivos de mistura, secagem, filtragem, reciclagem e muitos outros recursos.
Ao ser perguntado sobre a expectativa de produção da nova usina o engenheiro civil Adroaldo Jesus Oliboni comentou: “ A Pedreira Itaipu já contava com uma usina asfáltica com capacidade de produção de 80ton/hora. A nova usina quase dobra a produção de massa por hora que comparada a demanda crescente de obras, otimiza a produção, garantindo assim uma maior satisfação de nossos clientes. A usina tem uma estrutura com 4 silos de agregados sendo elas a areia, brita 1, brita 3/8, e pó de pedra, produtos estes extraídos e processados pela própria pedreira. A nova usina também realiza todo o processo de homogeneização da massa, sem precisar de equipamento externo, diferentemente da já existente’’.
O processo de produção da massa envolve a associação de agregado com ligante asfáltico em proporções predeterminadas no projeto de dosagem para produzir uma massa homogênea de acordo com especificações e critérios adotados.
Para o bom desempenho nas obras de pavimentação de revestimentos como de tratamentos superficiais asfálticos, é necessário que se cumpra procedimentos corretos como, projeto estrutural, escolha adequada de materiais e formulações de proporções ou misturas que atendam os condicionantes de uso do revestimento, uso de técnicas adequadas de produção, distribuição e execução das camadas asfálticas na pista.
A obtenção de uma mistura asfáltica assim como os demais parâmetros citados no texto, é uma das mais importantes operações e por isso a preocupação da empresa em garantir uma massa asfáltica de qualidade. A Pedreira Itaipu confirma mais uma vez, seu compromisso com a excelência dos produtos e serviços que oferece.
Sobre as principais vantagens e benefícios da nova aquisição o engenheiro civil Adroaldo Jesus Oliboni conclui: ‘’Um dos benefícios dessa nova aquisição é a melhoria no atendimento ao cliente, pois com a alta produção a nova usina atenderá com mais agilidade, além disso traz vantagens econômicas, pois a mesma produzirá em menos tempo a mesma quantidade ou mais do que há existente. Reduzirá o tempo com mão de obra, fazendo com que os colaboradores tenham mais tempo para realizar outras atividades dentro da empresa, ou seja, vamos ter uma melhora na performance de processos, qualidade de mistura, sistema de transporte e vamos economizar combustível, aumentando a lucratividade das obras’’.

Colaborador: Adroaldo Jesus Oliboni Engenheiro Civil PR-164416/D
responsável pelo laboratório, usina e obras.